quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ACONTECEU NO DORA SILVA...

Olá, pessoal!
Já que nosso blog foi criado no final do ano de 2010 – novembro – vou falar um pouco dos projetos que nossa escola desenvolveu durante este ano.


Em maio, Direção, professores, funcionários e alunos; todos nos reunimos para prestar uma homenagem às queridas e batalhadoras mamães de nossa escola. A homenagem teve apresentações artísticas preparadas pelos professores juntamente com nossos alunos. Contamos com uma palavra amiga para levantar a auto-estima de nossas mamães com a professora de História, Geografia e Artes Marlene Cândido, sorteio de brindes, além de um delicioso jantar. Foi uma noite maravilhosa!

No ano de 2009 iniciamos o Concurso do Hino da Escola, projeto idealizado pela professora Arlete do Carmo Dornas Corrêa. As inscrições foram feitas nos anos de 2009/2010 e a final do concurso foi realizada em junho de 2010. Contamos com a apresentação de três hinos: um deles composto por Jonas, outro por Basílio e Otávio . E o grande hino vencedor composto pela professora Rosilene Aparecida Ribeiro Catarino. Foi um evento maravilhoso, onde pudemos contar com a apresentação da renomada Banda de Música Euterpe Santa Luzia. Foi também uma noite histórica, pois a Escola Estadual Professora Dora Silva teve seu hino registrado. Parabéns a todos que contribuíram para essa grande conquista!

A Escola Estadual Professora Dora Silva passou por uma grande reforma nos anos de 2009 e 2010. Ainda no mês de junho deste ano foi realizada a inauguração das obras de reforma e adequação do prédio escolar. Contamos com a presença da Superintendente Regional de Ensino, Maria Angela de Carvalho Guimarães e alguns Diretores da SRE, a Secretária Municipal de Educação, Magda Maria César Franco, o Comandante Brandão, Diretoras das Escolas do Município, Professores, Funcionários, membros do Colegiado Escolar, pais e alunos de nossa escola. Foi um evento para ficar na história, já que nossa escola hoje dispõe de um espaço físico mais confortável para toda comunidade escolar.

Em julho, dia 17, realizamos a nossa tradicional Festa Julhina. Teve muita dança bonita, a animada quadrilha, barracas com comidas típicas deliciosas, além do sensacional bingo. Contamos com a participação de alunos, professores, funcionários e a presença da comunidade que veio prestigiar nossa grande festa.

Dia 11 de agosto é o dia do estudante. Preparamos então uma grande festa para nossos alunos. Foi no Clube Social de Caetanópolis, onde nossos estudantes puderam dançar ao som das músicas do DJ Léo Vitoriano, além de participar de sorteio de brindes, bingo e apreciar comidas deliciosas que foram preparadas com muito amor para eles. Os profissionais da educação que aqui trabalham não mediram esforços para proporcionar uma excelente noite para nossos estudantes, razão de ser de nossa escola.

Também em agosto realizamos uma linda homenagem aos pais de nossa escola. Nossos queridos pais puderam apreciar apresentações artísticas, as palavras sinceras e conselheiras de nosso amigo Roberto , participaram de um bingo e puderam se deliciar com um jantar muito gostoso que foi preparado. Direção, professores, funcionários e alunos se empenharam para fazer deste um momento muito especial.

Nos meses de agosto e setembro os professores de Educação Física: Ulisses Eduardo Alves Pereira (coordenador do projeto), Carla Viviane Batista Lopes e Rosilene Aparecida Ribeiro Catarino, desenvolveram o Projeto Agita Galera em nossa escola. Esse projeto visa mostrar a toda comunidade escolar a importância da atividade física para nossa vida. A culminância aconteceu em setembro e contou com apresentações artísticas e palestras na área de saúde. Parabéns aos professores pela ótima iniciativa!

Em outubro de 2010 foi realizada a I Feira de Matemática e Geometria de nossa escola. A feira foi coordenada pelos professores de Matemática: Enilda Mara Cardoso, Luciana Corrêa, Ana Paula Mendes Vieira Ferreira , Mirtes Ribeiro Corrêa, Fernanda Pereira, Maria Luisa de Almeida Silva, Tiago Ferreira Melo e pela professora de Artes: Josélia Dornas Ferreira de Oliveira, teve o apoio da Direção da Escola e contou com a participação de professores, funcionários e alunos, além da visita de membros da comunidade. Os trabalhos apresentados foram muito bem preparados por alunos e professores. Parabéns a todos pela brilhante realização da feira!

Em outubro, dia 07, foi realizado o Recital de Poesias de nossa escola. O Recital de Poesias foi coordenado pelos professores de Língua Portuguesa: Márcia das Dores Cunha, Maria Valderez de Moura Dias Cunha, Elizandre Regina Moreira , Meirielly , Cátia Cilene de Lima, Cláudia Ribeiro da Silveira, Angélica , Maria das Graças Ribeiro Lopes, Ernane Duarte Nunes. O Recital de Poesias teve o apoio da Direção da Escola e participação dos professores, funcionários e alunos que se apresentaram brilhantemente, cada um em seu turno. Parabéns a todos que contribuíram para fizer deste momento cultural uma data tão especial!

No mês de outubro foi desenvolvido o Projeto Semeando, coordenado pelos professores de Ciências do Ensino Fundamental: Alvim Alves Nascimento Filho, Aparecida de Fátima França Ferreira e Maria Luisa de Almeida Silva. O projeto tem o objetivo de levar aos nossos alunos a refletir e a colocar em prática boas ações com relação à preservação do meio ambiente. Todos os professores do Ensino Fundamental trabalham com este projeto, visto que a revista Semeando é trabalhada por todos. Ao final do projeto os alunos redigem uma redação sobre o que aprenderam. Foi feita a premiação das melhores redações por turma. Parabéns a todos pela brilhante participação neste grande projeto!

Nossa escola possui o Projeto Escola de Tempo Integral, onde alunos do Ensino Fundamental, além de estudarem no horário vespertino com as disciplinas de suas séries, vêm para a escola no período matutino para aprender através de oficinas, atividades diferenciadas e também convencionais. A professora do projeto é Dayse Regina da Silva Militão. Além das atividades diferenciadas que propõe para nossos alunos, no mês de outubro deste ano, a professora organizou uma viagem para Belo Horizonte, onde eles puderam visitar o Zoológico e o Parque de Diversões Guanabara. Foi uma diversão só. Parabéns à professora pela dedicação, fazendo do ensino um momento também prazeroso para seus alunos!

Sabemos que muitos projetos são desenvolvidos no dia a dia pelos nossos professores em sala de aula. Mas esses foram os projetos do ano de 2010 que extrapolaram as salas de aula. Como eu disse, nossa escola desenvolve muitas ações educativas no seu dia a dia. Parabéns a todos os educadores da E.E. Professora Dora Silva, por fazerem a diferença na educação!

Até breve! Um abração a todos,



Maria Teresa Dias da Cunha – Diretora













































































3 comentários:

  1. Muito boa a proposta da criação deste espaço virtual para interação. A nossa escola merece tê-lo e aproveitá-lo ao máximo para divulgar nossas propostas educativas. Parabéns à Direção e contem com minha leitura assídua e divulgação.

    Professor Ernane Duarte

    ResponderExcluir
  2. Ernane, também adorei a ideia e apoiei imediatamente. É muito importante usar as novas tecnologias a favor da educação. E, os inúmeros projetos desenvolvidos na escola mereciam um espaço para serem divulgados. Assim como você, estarei sempre presente no blog e ajudarei na divulgação.
    Professora Fabiane

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo incentivo, pessoal! Espero contar sempre com a participação e o apoio de vocês!
    Abraços!
    Maria Teresa

    ResponderExcluir